Desmistificando o Ministério de Louvor (Parte 2) * Ensaios *

novembro 23, 2015
Havilah
Untitled-33

O ensaio é de suma importância para quem quer trabalhar com excelência para o Senhor. Nele nós aperfeiçoamos a nossa música (não a adoração) e buscamos fazer o melhor pra Deus. Mas porque o ensaio ainda é um problema em inúmeros ministérios de louvor? Pois bem… Vou dar uma dicas que podem te ajudar a fazer do seu ensaio um tempo mais proveitoso.

01 – Programe-se: Se você é líder de louvor e percebe que o seu ensaio não está sendo produtivo, provavelmente está faltando organização. Ensaio é algo que precisa necessariamente ter uma programação, assim como um culto ou uma ministração. É importante ressaltar que ensaio não é lugar para se aprender as músicas, escolher músicas novas ou estudar técnica, tanto instrumental, quanto vocal. Ele deve ser objetivo. Uma dica muito importante: “delegue funções”.

Como eu disse no post anterior a este (clique aqui para ler) um líder não deve fazer tudo. Para o bom andamento do seu ensaio, repasse as responsabilidades, mas cuidado para não sobrecarregar seu liderados e você ficar “na sombra”. Indique uma pessoa para ligar o som, outra para escolher o repertório e assim por diante.

02 – Acabe com os atrasos: Atraso provavelmente é a maior reclamação de quem está à frente de uma equipe. As pessoas que chegam atrasados ou simplesmente não vão aos ensaios são um problema para o bom andamento da equipe. O líder tem que ser pulso firme nessa hora. Converse com o liderado e tente entender o motivo do atraso. Achando o “causador” do atraso, o ajude a encontrar uma solução. Caso o problema seja falta de responsabilidade da pessoa, analise a posição dela na equipe e tome uma decisão mais severa.

03 – Escolha as músicas previamente: Esse sempre foi um problema dos ensaios do ministério de louvor da minha igreja. Nunca sabíamos as músicas que seriam ensaiadas e daí na hora não saia nada. Já chegamos a perder quase uma hora na escolha de músicas. O problema só foi resolvido quando resolvi avisá-los antes sobre as músicas do ensaio. Novamente falo, faça uma reunião com a equipe e defina uma pessoa que irá escolher o repertório. Na minha equipe, eu fiquei responsável pela escolha das músicas. Então, durante a semana mando no nosso grupo do WhatsApp as músicas que devem estar preparadas. No dia do ensaio, chegamos e ensaiamos.

04 – Se comunique: Lá em cima falei do grupo de WhatsApp da minha equipe. Faça na sua também. Use a tecnologia a seu favor. A comunicação é tão importante dentro do ministério de louvor, quanto em qualquer lugar.

Essas são apenas algumas dicas para você tornar seu ensaio mais produtivo. Cabe a você orar a Deus e pedir discernimento para que Ele lhe mostre o caminho certo para tornar o ministério de louvor da igreja ainda mais abençoado.

:: Alexandre Ferreira

Gestor de Marketing, Alexandre presta serviços de Marketing para o Instituto de Música Gospel Havilah. Atua na área de Marketing há 04 anos. É aluno do curso de Técnica Vocal da Havilah e idealizador do Ministério Dom da Criação.

Comente este post!

comentário(s)

Palavras-chave: