Dúvidas frequentes

Existe limite de idade para estudar música?

Não. Basta ter o interesse em aprender e desenvolver seu lado musical com uma boa orientação da equipe da Havilah.

Para estudar guitarra, preciso estudar violão antes?

Isso é um dilema muito questionado ainda hoje. Apesar de serem da mesma família de cordas, hoje apresentam, uma certa, independência nos gêneros musicais. Por isso, é importante o aluno gostar do som do instrumento para desenvolver seus estudos. Se escuta mais músicas com violão, pode estudá-lo, se gosta mais da guitarra, pode iniciar sem problemas.

Quem toca violão, toca guitarra ou vice-versa?

Apesar de o violão ter gerado a guitarra que conhecemos hoje, eles têm técnicas um pouco diferentes quando estudados de forma específica. Quem toca bem violão, terá de estudar um pouco outras técnicas para tocar bem guitarra. Isso também se repete para guitarristas que querem tocam violão erudito, por exemplo.

Preciso ter algum conhecimento musical para estudar algum instrumento?

Não. As aulas podem ser iniciadas sem o conhecimento musical do aluno. Ao longo do curso, o lado teórico será envolvido com o lado prático e técnico, fazendo o aluno compreender com uma facilidade maior.

Quero fazer aula de instrumento X, eu tenho que ter o instrumento pra começar?

As aulas sempre orientam como produzir um bom som no instrumento escolhido. Inicialmente, é possível que o aluno experimente ter aulas sem o instrumento para estudar fora da escola, mas em pouco tempo, já é notado a falta de ter seu próprio instrumento para tocar a qualquer momento.

Posso fazer aula em conjunto com um amigo ou parente?

Sim, a escola oferece cursos em duplas para amigos ou parentes. Basta os dois alunos terem facilidades e dificuldades próximas para que as aulas rendam para ambos.

Quanto tempo tenho que fazer aula para tocar uma música?

Isso depende muito do estudo de cada aluno e da evolução sobre suas dificuldades. Estudando com professores da Havilah, depois de uma boa orientação, o aluno é que define seu tempo de melhora.

Qual instrumento é mais difícil de se aprender?

Acreditamos que todos os instrumentos criam facilidades e dificuldades nos estudos, de acordo com cada aluno. Sendo assim, é fundamental que aluno e professor trabalhem juntos para ampliar a evolução dos estudos e criar bons resultados na interpretação de cada um, independente do instrumento escolhido.

Quanto tempo demora para aprender a tocar um instrumento?

Isso também está relacionado aos estudos. Bons estudos trazem resultados mais rápidos, construindo uma sólida compreensão nas formas diferentes de produzir bons sons em cada instrumento. Com a boa orientação da equipe Havilah é possível que essa evolução seja colocada em prática.

Todos podem cantar ou só aqueles que nasceram com este "dom"?

Como regra geral, todos podem aprender a cantar sim. Todos os critérios utilizados para avaliar se alguém “canta bem” podem ser trabalhados e aprimorados durante um curso de canto, a saber: afinação vocal, interpretação, postura corporal, timbre vocal, rítmica, capacidade de improvisação, respiração, dicção, entre outros.

Geralmente o tempo de aprendizado pode variar bastante de pessoa para pessoa e, por este motivo, é importante evitar comparações. Além disso, “cantar bem” não é garantia de “sucesso profissional” como cantor, uma vez que para isso estão em jogo outras questões mercadológicas que fogem ao escopo da proposta de ensino de nossa escola.

Quanto tempo demora para eu cantar bem? Em quanto tempo vou estar cantando a primeira música?

Estas questões são muito relativas, pois dependem de vários fatores: idade, características individuais de aprendizado, experiência musical prévia, tempo disponível para estudos individuais, interesse e motivação com relação ao curso, restrições médicas, entre outros fatores.

É importante seguir as recomendações de estudo do seu professor, para um melhor aproveitamento do seu tempo e, também, para evitar fadigas ou lesões nas pregas vocais.

O curso tem uma abordagem bem prática, onde o aluno já canta desde a primeira aula. Em média, com 6 meses de aula, é possível perceber progressos no desenvolvimento vocal.

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato conosco clicando aqui.